9 vitaminas para o cérebro: que alimentos melhoram a função cerebral e a memória?

Vitaminas para o cérebro e memória.  Como muitos sabem o cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo, o corpo humano. Ele regula todas as principais funções vitais e é o “motor” que nos permite alcançar nossas metas e objetivos. Quando não consumimos nutrientes, vitaminas e minerais suficientes para o nosso cérebro, muitas vezes sentimos uma diminuição de energia e produtividade, fadiga, irritação … E você gostaria de saber quais produtos seu cérebro precisa para trabalhar com capacidade total? Neste artigo, a psicóloga Mairena Vázquez vai falar sobre as nove vitaminas para o cérebro, qual é o benefício delas para o seu corpo e quais os produtos que elas podem encontrar.

Sabemos quais vitaminas devemos usar diariamente para melhorar o funcionamento do nosso cérebro? Compramos os alimentos que contêm mais vitaminas que melhoram e estimulam nosso cérebro? Estamos cientes de que, ao tomar certas vitaminas com alimentos, podemos melhorar nossos níveis de memória e concentração? Alguns estudos argumentam que uma boa dieta pode até proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, por exemplo

Os produtos alimentares e as vitaminas que consumimos têm um impacto direto (positivo e negativo) na atividade vital de todo o organismo e, especialmente, no trabalho do nosso cérebro. As funções cerebrais podem ser prejudicadas pelo tempo e outros fatores, como genética, nutrição ou até mesmo nossos hábitos diários.

9 vitaminas para o cérebro. Em quais produtos eles podem ser encontrados?

Vitaminas são substâncias que são vitais para o bom funcionamento do nosso corpo . E nós os obtemos através de uma dieta variada, equilibrada e saudável.

É extremamente importante monitorar sua dieta, porque o corpo não pode produzir vitaminas por conta própria. Existem diferentes tipos de vitaminas, e cada uma delas desempenha suas próprias funções, diferentes de outros tipos. Recomenda-se controlar a ingestão de vitaminas e prevenir sua falta ou excesso, já que ambas podem causar problemas de saúde.

Quanto ao cérebro , as vitaminas ajudam a mantê-lo ativo, estimulam certas substâncias químicas que são importantes para suas funções, estão envolvidas no processo de enriquecimento do cérebro com oxigênio, etc.

Existem muitas vitaminas. Em seguida, vamos falar sobre quais vitaminas são mais importantes para garantir o funcionamento eficiente do nosso cérebro .

1. Provitamina A ou betacaroteno

Esta vitamina é muito útil para o cérebro, serve para melhorar a memória e proteger as células do cérebro a longo prazo. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A e é valorizado por suas propriedades benéficas em termos de fortalecimento e estimulação da memória .

O beta-caroteno é um pigmento vermelho que se transforma em vitamina A quando o comemos. Entre suas principais funções estão a prevenção da degeneração cognitiva e a proteção da memória. Verificou-se que a falta desta vitamina pode levar a sérios problemas de saúde, como problemas de visão, e até mesmo provocar cegueira permanente. E também a sua falta pode influir negativamente no crescimento e desenvolvimento de crianças.

2. Vitamina B1

Entre as funções mais importantes dessa vitamina para o cérebro estão as seguintes: prevenção do comprometimento da memória, uma poderosa “droga” para combater a depressão e melhorar o bem-estar mental em geral, bem como uma boa maneira de retardar o processo de envelhecimento do cérebro. No grupo de vitaminas B, pode-se encontrar vários tipos, incluindo vitamina B6, B9 e B12. Estes três tipos de vitaminas, entre outros efeitos, têm uma função comum. Contribuem para a formação dos glóbulos vermelhos, devido a esta circulação sanguínea melhorada, e aceleram o processo de fornecimento de oxigênio às células.

A vitamina B1 também é conhecida como tiamina . É representado em abundância nos tecidos do cérebro e do sistema nervoso. Entre as funções mais importantes desta vitamina estão as seguintes: promove a transformação de alimentos em energia e a preservação desta energia em nosso corpo; participa do trabalho do coração e do sistema cardiovascular; necessário no processo de absorção de glicose no sistema nervoso, afeta a visão e a saúde ocular.

De acordo com vários estudos, uma deficiência desta vitamina pode levar à síndrome de Korsakov (psicose de Korsakov; esta síndrome é especialmente comum em alcoólatras crônicos ou pessoas com AIDS, ou após lesões cerebrais ).

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina B1? Podemos encontrar vitamina B1 ou tiamina na maioria dos tipos de carne, como frango, carne bovina ou suína . Bem como a sua origem são peixes, nozes, cereais, frutas e legumes .

3. Vitamina B6

Esta vitamina para o cérebro contribui para a formação de substâncias como dopamina , epinefrina, noradrenalina , ácido gama-aminobutírico (GABA) e acetilcolina (neurotransmissores responsáveis ??pela transmissão de sinais que ocorrem entre os neurônios ). A dopamina está associada a cadeias de recompensa no cérebro. A adrenalina (ou epinefrina), entre outras coisas, regula a frequência cardíaca. A noradrenalina (ou norepinefrina) faz “advertências” para o sistema nervoso em situações estressantes. O GABAreduz o estresse e a ansiedade e também nos ajuda a relaxar o cérebro e manter a calma.. A acetilcolina está envolvida na codificação de informações, a fim de consolidar e memorizar. Além disso, a vitamina B6 regula os níveis de homocisteína (um aminoácido que em um nível elevado provoca o aparecimento de distúrbios vasculares), aumenta a absorção de vitamina B12e é um componente muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo.

A vitamina B6 ajuda a converter o triptofano em serotonina ou, de maneira mais prática, previne a depressão e as idéias obsessivas . É muito importante evitar a deficiência de vitamina B6 no organismo, porque pode levar à perda de memória, confusão, fadiga, depressão, problemas de sono e envelhecimento prematuro do cérebro. Em suma, notamos que a vitamina B6 desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento cerebral ideal.

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina B6? A vitamina B6 deve ser consumida diariamente. Existem muitos alimentos que contêm esta vitamina, como ovos, leite e produtos lácteos, gérmen de trigo, arroz integral, batata, peru, carne bovina, frango, cordeiro, porco, marisco, lentilhas, pimentos, lentilhas, pão integral, amendoim, avelãs, nozes, espinafre, cenoura, brócolis, salmão, truta, atum …

4. Vitamina B9

Esta vitamina para o cérebro também é conhecida como ácido fólico . Ela desempenha um papel importante na manutenção da saúde do cérebro e na garantia de seu pleno trabalho . Mesmo antes do nascimento de uma pessoa, o ácido fólico é necessário para o desenvolvimento adequado e oportuno do cérebro de um bebê que está no útero. Ela participa do desenvolvimento do tubo neural fetal, a partir do qual o cérebro e a medula espinhal são subsequentemente formados. O ácido fólico ajuda as células a se multiplicarem e promove a formação de novos tecidos.

A vitamina B9 está envolvida na formação de certos neurotransmissores cerebrais, como a dopamina, a serotonina e a epinefrina (adrenalina). É importante manter um nível normal e adequado de vitamina B9, uma vez que uma diminuição no seu nível leva a um aumento no nível de homocisteína(aminoácidos; nesses casos, existe o risco de danos nas artérias e a formação de coágulos sanguíneos). Assim, a deficiência de vitamina B9 pode levar a um derrame . A deficiência de vitamina B9 em crianças pode causar problemas de desenvolvimento.

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina B9? A vitamina B9 (ou ácido fólico) é encontrada nos seguintes alimentos: frutas (bananas, laranjas, melões, abacates) e outros alimentos (legumes e cereais, espinafre, aspargos, arroz integral, aveia …) . Ou seja, podemos encontrar vitamina B9, principalmente em vegetais, cereais e amendoim.

5. Vitamina B12

Essa vitamina para o cérebro está associada à formação da bainha de mielina de alguns neurônios (a camada que cobre os axônios dos neurônios, que ajuda a transmitir impulsos nervosos mais rapidamente) e à produção de glóbulos vermelhos, responsáveis ??por fornecer oxigênio a todas as células do corpo.

A vitamina B12 é uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do cérebro. Está envolvida no desenvolvimento de células e ácidos gordos e é essencial para a síntese de proteínas, glóbulos vermelhos e neurotransmissores . Esta vitamina está intimamente relacionada à nossa memória de curto prazo e raciocínio rápido.

Se nossos níveis de vitamina B12 estiverem abaixo do normal, isso pode causar os seguintes problemas: falta de atenção e perda de memória , mudanças frequentes de humor e notável desaceleração nos processos de pensamento , aumentando o risco de desenvolvimento precoce da doença de Alzheimer.

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina B12? Os seguintes alimentos são ricos em vitamina B12: carne ( frango, peru, carne, miudezas … ), peixe vermelho e frutos do mar ( salmão, truta, mexilhões … ) e outros alimentos, como ovos, grãos, laticínios, incluindo queijo, iogurte queijo cottage

Algumas pessoas têm complicações devido ao fato de não poderem absorver a vitamina B12 apenas dos alimentos que consomem. Neste caso, recomenda-se entrar em contato com seu médico e pedir-lhe para escolher o complexo vitamínico ideal ou suplemento nutricional.

6. Vitamina C

Esta vitamina para o cérebro também é conhecida como ácido ascórbico . A vitamina C é um antioxidante muito importante que protege o cérebro do estresse oxidativo e da degeneração associada à idade. A vitamina C em combinação com a vitamina E previne doenças como a doença de Parkinson , a doença de Alzheimer e outros tipos de demência . Também previne a ocorrência de resfriados, reduz o risco de doenças cardiovasculares e oncológicas . De acordo com vários estudos, descobriu-se que a vitamina C reduz o risco de desenvolver câncer no cérebro, especialmente em crianças.

Além disso, a vitamina C ajuda a absorver adequadamente o ferro de outros alimentos, como leguminosas. O ferro , por sua vez, é necessário para o corpo melhorar funções cognitivas, atenção e memória . Portanto, recomendamos que você use um truque simples: para que o ferro seja melhor absorvido no corpo, tente combinar um prato de legume (muito ferro) com um copo de suco de laranja (rico em vitamina C).

A vitamina C é muito importante para o cérebro, e algumas pessoas consideram um “antidepressivo natural” porque aumenta o nível de serotonina (um neurotransmissor que nos ajuda a “sentir-se feliz”), o que significa que melhora o humor e aumenta a motivação . De acordo com Jean Carpenter (Jean Carpenter, autor de “Your Amazing Brain”), tomar vitamina C pode melhorar a memória e funções cognitivas, e assim melhorar o desempenho do teste de QI. A vitamina C é recomendada para ser tomada diariamente porque afeta nossa memória, capacidade de aprendizado, etc.

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina C? A fonte de vitamina C são frutas cítricas (laranjas, toranjas), melões, abacaxi, morangos e outras frutas, bem como legumes: tomate, pimentão, espinafre, couve-flor e brócolis …. Ou seja, esta vitamina é encontrada principalmente em frutas cítricas e vegetais verdes .

7. Vitamina D

A vitamina D é crucial se queremos que nosso cérebro funcione normalmente e corretamente. Entre as funções mais importantes da vitamina D, a melhora da memória pode ser notada, afeta nosso humor e motivação de uma maneira positiva, aumenta a capacidade de resolver problemas.

Segundo alguns estudos, a falta de vitamina D no organismo pode causar comprometimento cognitivo. De acordo com vários estudos, verificou-se que a vitamina D pode melhorar a condição de pessoas com esclerose múltipla (MS) ou que sofrem de certos transtornos mentais , por exemplo, no caso de transtorno afetivo sazonal (um certo tipo de depressão associada a mudanças sazonais).

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina D? A vitamina D é largamente dependente da luz solar e da energia (por isso, recomenda-se tomar banhos de sol a todos, independentemente da idade, mas, ao mesmo tempo, observar as precauções de segurança). As queimaduras solares não valem muito a se envolver, e a vitamina D também pode ser encontrada nos seguintes produtos: alguns peixes ( sardinha, salmão, atum, cavala … ) ou outros alimentos, como cogumelos ou alguns tipos de produtos lácteos.

8. Vitamina K

Entre as propriedades benéficas mais importantes dessa vitamina para o cérebro estão as seguintes: aumenta a velocidade do cérebro, melhora a capacidade de aprendizagem e a memória, serve para desenvolver habilidades cognitivas em geral. Pessoas que sofrem da doença de Alzheimer geralmente apresentam uma deficiência de vitamina K no organismo. Portanto, os cientistas concluíram que o consumo dessa vitamina pode ser útil para eles. Com uma dieta equilibrada e comendo alimentos ricos em vitamina K, você pode evitar o envelhecimento prematuro do cérebro e a doença de Alzheimer.

Além disso, a vitamina K desempenha um papel importante no processo de coagulação do sangue e absorção de cálcio.

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar vitamina K? Couves de Bruxelas, espargos, salsinha, aipo, vegetais de folhas verdes e alimentos fermentados (produtos de leite azedo) são ricos nesta vitamina . No entanto, o brócolis é considerado uma fonte ideal de vitamina K , este vegetal é um depósito de vitaminas e minerais úteis.

9. Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras poli-insaturadas que nosso corpo não pode produzir. Entre as propriedades benéficas desta substância, é possível destacar um aumento na eficiência do cérebro. Uma dieta que inclui alimentos ricos em ômega-3 protege o cérebro do comprometimento cognitivo e ajuda a melhorar a plasticidade , a concentração e a memória do cérebro .

Os ácidos graxos ômega-3 estão diretamente relacionados aos processos de memória e reduzem o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Assim, comer alimentos que contenham Omega-3 previne doenças degenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar nossa memória. Claro, agora a frase que todos nós ouvimos desde a infância: “Comer peixe, é bom para o cérebro”, começa a fazer sentido!

Vitaminas para o cérebro: Em que alimentos podemos encontrar ácidos graxos ômega-3? O peixe é a melhor fonte dessas substâncias. Inclua sardinhas, anchovas, salmão, peixe-espada, atum , etc. em sua dieta .

Infelizmente, não há comida que contenha todas as vitaminas necessárias ao nosso cérebro. Portanto, é importante aprender a comer corretamente e certificar-se de que todas as vitaminas do corpo são normais. Ou seja, tente evitar deficiências ou excesso de vitaminas.

Recomenda-se sempre comer produtos frescos e da forma mais natural possível. Preste atenção especial aos vegetais e frutas, incluindo peixes, legumes, grãos e laticínios na dieta. Além disso, você deve cumprir a taxa diária de consumo de água. Não vamos esquecer que 85% do peso do nosso cérebro consiste em água! Além disso, a água nos dá vitalidade e tem muitas propriedades benéficas, por isso é tão importante sempre fornecer água ao cérebro. Mostramos que o estilo de comida afeta diretamente o funcionamento normal do nosso cérebro né? Portanto, se queremos que nosso cérebro seja saudável, devemos seguir uma dieta balanceada, exercitar-se regularmente e estimular a atividade mental todos os dias. E com isso  incluir diariamente nas suas manhãs, tardes ou noites alguns desses sucos detox saudáveis vai consideravelmente ajudá-lo no seu cérebro, aprovado comunidade científica .

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