Tenha seu peso e sua cintura em níveis saudáveis

Você sabia que 60% dos canadenses adultos estão com sobrepeso ou obesos? Canadenses obesos têm quatro vezes mais chances de ter diabetes, mais de três vezes mais chances de ter pressão alta e mais de duas vezes mais chances de ter doenças cardíacas do que aqueles com peso saudável.

Uma redução modesta de peso de apenas 5% do peso corporal pode reduzir a pressão alta e o colesterol total no sangue.

No entanto, simplesmente saber seu peso não é suficiente para saber o seu risco para a saúde. Você sabia que pode ter um peso saudável, mas ainda assim ter um risco maior?

A maneira como nossos corpos armazenam o excesso de peso (especificamente a gordura) pode afetar negativamente nossa saúde.

Hoje, existem dois métodos de autoavaliação que podem fornecer uma imagem mais clara de como seu peso pode estar afetando sua saúde – medir sua cintura e calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Cinturas saudáveis

Medir a circunferência da cintura pode ajudar a avaliar o risco à saúde relacionado à obesidade. Mesmo com um peso saudável, o excesso de gordura na cintura pode aumentar o risco de hipertensão, colesterol alto, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

A melhor maneira de descobrir se sua cintura está aumentando o risco de doenças cardíacas é medi-la.

Veja como fazer uma medição adequada da cintura

  1. Limpe sua área abdominal de quaisquer roupas, cintos ou acessórios. Fique em pé, de frente para um espelho, com os pés afastados na largura dos ombros e o estômago relaxado. Enrole a fita métrica em volta da cintura.
  2. Use as bordas das mãos e dos dedos indicadores – não as pontas dos dedos – para localizar a borda superior dos ossos do quadril, pressionando para cima e para dentro ao longo dos ossos do quadril.
  3. Dica: Muitas pessoas confundem uma parte facilmente sentida do osso do quadril localizada na parte frontal do corpo com o topo do quadril. Esta parte do osso não é, na verdade, o topo dos ossos do quadril, mas seguindo esse ponto para cima e para trás em direção aos lados do corpo, você conseguirá localizar o verdadeiro topo dos ossos do quadril.
  4. Usando o espelho, alinhe a borda inferior da fita métrica com a parte superior dos ossos do quadril em ambos os lados do corpo.
  5. Dica: uma vez localizado, pode ser útil marcar a parte superior dos ossos do quadril com uma caneta ou marcador de feltro para ajudá-lo a colocar a fita corretamente.
  6. Certifique-se de que a fita esteja paralela ao chão e não esteja torcida.
  7. Relaxe e faça duas respirações normais. Após a segunda expiração, aperte a fita em volta da cintura. A fita deve se ajustar confortavelmente em torno da cintura, sem pressionar a pele.
  8. Dica: lembre-se de manter o estômago relaxado neste momento.
  9. Ainda respirando normalmente, faça a leitura na fita.

Você está em risco?

Masculino *: mais de 94 cm é um risco aumentado; mais de 102 cm é um risco substancialmente aumentado.

Feminino * : mais de 80 cm é um risco aumentado; mais de 88 cm é um risco substancialmente aumentado.

* Outros fatores de risco, como etnia, fatores de risco individuais, gravidez, histórico médico e histórico familiar podem afetar seu risco, independentemente da circunferência da cintura.

Ter uma cintura abaixo do corte não significa que você está completamente livre de riscos. Seu risco individual pode ser influenciado por sua saúde, histórico médico e histórico familiar, portanto, os pontos de corte universais no gráfico podem ser enganosos.

Se você tiver outros fatores de risco, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto, pode ser necessário diminuir a circunferência da cintura para minimizar o risco.

Reduzir a circunferência da cintura em 4 cm pode ter benefícios enormes para o seu perfil de risco e reduzir suas chances de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e derrame.

Peso saudável

Medir apenas sua cintura não fornece todas as informações de que você precisa sobre seu peso. Conhecer a circunferência da cintura e o Índice de Massa Corporal (IMC) o ajudará a ter uma boa conversa com o seu médico sobre como seu corpo está mudando com a idade.

O IMC é uma proporção de sua altura e peso. Aplica-se a pessoas entre 18 e 65 anos, exceto se estiverem grávidas, amamentando ou muito musculosas.

  • Calcule você mesmo o seu IMC. Divida seu peso em quilogramas pelo quadrado de sua altura em metros.
  • Ou, usando libras e polegadas, multiplique seu peso por 703, divida pela altura e, em seguida, divida pela altura novamente.

Se o seu IMC é

  • entre 18,5 e 24,9, você tem o menor risco de desenvolver problemas de saúde.
  • entre 25 e 29,9, você é considerado acima do peso.
  • 30 ou mais, você é considerado obeso.

Outra forma para a redução de peso é emagrecer com detox caps.

Esse potente emagrecedor limpa seu organismo de toxinas, oxidantes e gorduras desnecessárias.

Vale a pena utilizar!

Rastreando sua cintura e peso saudáveis

Uma única medição da circunferência da cintura ou IMC não nos diz tudo o que precisamos saber sobre nossos problemas de saúde relacionados à obesidade.

Acompanhar a circunferência da cintura com o peso corporal (IMC) ao longo do tempo é uma excelente maneira para você e seu médico entender como seu corpo está mudando com a idade e monitorar o risco de doenças cardíacas e derrame.

Alcançar um peso saudável nem sempre é tão simples quanto comer de forma saudável e ser ativo, mas é um ótimo começo. Converse com seu médico sobre as diferentes opções de estilo de vida para ajudá-lo a manter ou alcançar uma cintura saudável e o peso certo para você.

Atingir e manter um peso saudável

Gerenciar seu peso não significa alterar drasticamente sua vida. Dê pequenos passos, mire de forma modesta e realista e, em seguida, construa a partir daí.

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?

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Até a próxima!

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